Salário Maternidade 2018: Quem tem Direito? Licença e Valor

Muitas mulheres desconhecem um direito de grande importância, o salário maternidade 2018, por isso preparamos uma série de informações para que você entenda melhor os detalhes da licença, o valor e quem possui direito ao salário maternidade 2018.

Salário Maternidade 2018

Salário Maternidade 2018

O período de afastamento do emprego devido a maternidade acaba trazendo desiquilíbrio financeiro para muitas mulheres, porém o benefício do salário maternidade é um direito que você entenderá melhor a seguir.

O que é o Salário Maternidade 2018

Vamos começar explicando o que é o salário maternidade 2018, um benefício que pode ser solicitado por mães que acabaram de ter bebê tanto por parto quanto por adoção.

O salário maternidade 2018 pode ser pago pela empresa onde a mulher trabalha ou pela Previdência Social por meio da Caixa Econômica.

Quem possui direito ao Salário Maternidade 2018

O salário maternidade 2018 poderá ser solicitado por mulheres que darão a luz, que realizaram a adoção de um menor ou pelas que receberam a guarda de uma criança desde que sejam:

  • Trabalhadoras empregadas,
  • Empregadas domésticas,
  • Mulheres que contribuem pela guia do INSS.

Licença e Salário Maternidade 2018

A licença de suas atividades junto ao salário maternidade 2018 podem ser solicitados a partir do oitavo mês de gestação da mulher desde que apresente um atestado médico relatando seu estado de gravidez e o tempo de gestação da criança.

O licença pode ainda ser solicitada a partir do nascimento da criança, neste caso basta apresentar a certidão de nascimento da criança como documento de comprovação para solicitar a licença.

Se o seu caso envolve a adoção ou a guarda judicial você pode solicitar a licença a partir do deferimento da guarda com o documento de comprovação e a certidão de nascimento da criança lavrada com o deferimento da guarda infantil.

Salário Maternidade para Mãe Desempregada

Se essa é a sua situação saiba que também é possível solicitar o benefício em duas situações, sendo elas:

  • Saiu da empresa grávida: Possui direito ao benefício pela Previdência Social mesmo que tenha sido demitida por justa causa. Para o caso de demissão sem justa causa a empresa terá a obrigação de pagar o salário maternidade para a mãe.
  • Não estava grávida quando saiu do emprego: Possui direito ao salário maternidade pago pela previdência social, porém precisa ter trabalhado ao menos 1 dia com carteira assinada entre a data de nascimento da criança e 14 meses e 15 dias antes da data de nascimento. Para as mães que receberam o seguro desemprego o prazo é de 26 meses.

Qual o Valor do Salário Maternidade 2018

O valor do salário maternidade é calculado de acordo com o salário minimo 2018 da gestante, já para empregadas domésticas o valor do benefício é igual ao último salário de contribuição.

Vale lembrar que mulheres com mais de um emprego possuem direito a receber o salário maternidade em cada um dos seus vínculos empregatícios.

Assim que novas informações sobre o salário maternidade 2018 forem divulgadas estaremos atualizando nosso post para você, fique de olho!

Salário Maternidade 2018: Quem tem Direito? Licença e Valor
AVALIE esse artigo:

ADICIONAR COMENTÁRIO